domingo, 6 de abril de 2008

O dia em que eu saí da minha banda para ser jornalista

É estranho não é? Seria mais sonoro se eu dissesse que larguei tudo para investir numa aventura radical com a minha banda de rock. Talvez fosse até o normal, portanto, não teria nada de radical nisso. Ainda penso duas vezes antes de tocar no assunto com medo de despertar algum indício de arrependimento – o que seria bem natural a meu ver, aliás, quanto mais decisões a gente toma, mais chance a gente tem de se arrepender, certo?

E vários músicos – principalmente os de rock – se vangloriam: “ah, eu larguei o último ano do curso de medicina para me dedicar à música” (tá, tudo bem, eu peguei talvez o exemplo mais apelativo, medicina não tem nada haver com jornalismo, mas afeta melhor o senso comum, ok?). E assim, quando uma em infinitas bandas de rock do mundo consegue chegar ao topo das paradas de sucesso, mostra-se logo a dedicação e o amor que os integrantes têm para a banda e para a música.

Porque Fulano largou o Direito, Cicrano largou a família e Beltrano largou o gato, cachorro, periquito e papagaio... E eu larguei a minha banda. (oh, céus, onde eu estava com a cabeça mesmo?). Sim, amo (ou amava?) a minha banda, as nossas músicas, as nossas rotinas de ensaios, shows, viagens, etc. No entanto, eu quero, preciso e devo terminar minha faculdade!


Independente de qualquer coisa, antes de qualquer topo de qualquer parada de sucesso, eu preciso dum canudinho que vai provar que eu completei o curso superior de jornalista. Mas não só isso, eu quero chegar lá me sentindo preparada não para subir num palco e fazer um show de arrasar.

Quero sim, estar pronta para viajar e fazer uma matéria sobre os costumes das mulheres chinesas (elas são umas gracinhas), cobrir uma grande mostra de arte moderna (tem um tom irônico aqui), e até ser professora e ensinar meus alunos a serem artistas, digo, jornalistas.

Adeus palcos dos Gritos Rocks, adeus palcos dos Varadouros, adeus palcos das Catraias... É, o dia em que eu saí da minha banda para me dedicar à faculdade eu me senti meio louca. Mas os grandes acontecimentos desse mundo que deram certo não nasceram de puras sanidades mentais (disso eu tenho quase certeza).
E nesse mesmo dia, eu me senti nadando contra a maré. Por incrível que pareça, acho que ninguém se preocupa mais com o futuro profissional de ninguém. As coisas nesse mundo mudaram mesmo. Quando eu falei: “vou sair da minha banda, preciso de mais tempo para estudar”, quase fui apedrejada, acredita? Pois é. Gente, ter banda não é fácil. É uma profissão também, assim como um outro trabalho, assim com ser estudante. É preciso organização, tempo, dedicação, responsabilidade, paciência, e mais uma porção de coisas para fazer dar certo.

Eu não conseguiria – aliás, eu nunca pensei nisso – medir o grau de prazer entre fazer música e fazer uma entrevista e escrever uma matéria. Ah, fala sério, são coisas incomparáveis e eu preciso escolher. E eu não quero ser a do contra, eu apenas quero ser normal. Portanto, adeus banda! E que venham as pautas, os releases e os furos de reportagens. Felizes daqueles que conseguem conciliar. Quem sabe um dia eu chego lá.

E sabe do que mais? O interessante é que agora, definitivamente, eu não vou falar como baixista de banda ou como musicista (apesar de nunca ter me auto-intitulado assim), falarei apenas como jornalista.

Portanto, adeus também às crises existenciais. Sei que vai ser difícil deixar de ser a “Gigi Rock Star” (como brincavam comigo lá na faculdade), e, mais ainda, deixar de me sentir a baixista da Blush Azul. Sei que não vou poder mais me utilizar de ensaios e shows como desculpa para faltar aulas, fazer provas em outros dias e, muito menos, para sair mais cedo do trabalho.

No entanto, melhor que tudo isso, eu sinto como se o mundo se fechasse de um lado, mas que de outro, um universo inteiro estivesse à minha espera.

E eu vou, não dividida, dessa vez eu vou de corpo inteiro, assumir, de fato e exclusivamente, um papel jornalista, acreditando realmente que devemos viver nossos sonhos no presente sem deixar de ter planos para o futuro.

Lidar com as palavras vai ser, enfim, a minha arte principal.


19 comentários:

Carol Nunes disse...

Ao terminar a leitura do texto eu Sorri... Fique a analisar o pq deste sorriso, sabe acho q é isso, vc encontrou o q vc qria e não o q os outros acham q vc acha q deve ser ou fzr... Então Parabéns mulher das letras e que esse seja seu destino, um bom destino!

Bjuuu Gisa!

Carol Nunes

Buerão disse...

"� uma profiss�o tamb�m, assim como um outro trabalho, assim com ser estudante"...
Isso � a pura verdade Giselle, � uma profiss�o sim. Eu Perdi, ou ganhei, n�o sei o certo, muito tempo com banda.
Antes eu criticava muito quem era do "rock", "Metal" e de repente sumia, largava tudo, hj em dia eu compreendo, pois formei numa faculdade que foi s� por formar mesmo, a cabe�a tava sempre em outras coisas (m�sica), fiz pos-gradua�o da mesma maneira e hj to desempregado...
A m�sica, bandas, me atrasou a respeito do mercado de trabalho e sabe de uma coisa, eu n�o to nem ai...mas aconselho voc� a se dedicar mesmo ao seu curso, que ali�s tamb�m � muito bom, assim como m�sica, e depois, jornalismo e m�sica podem caminhar lado a lado, o que vai ser mais legal pra vc

Menina de óculos disse...

Eu nunca te vi tocar, mas eu sempre leio vc. E gosto muito! Sorte na vida!

:)

Kaline Rossi disse...

Pihh
Sempre serás a gigi dos graves.
=***

Irlla Narel disse...

Acho que eu fui a unica que n me manifestei, única mulher. O Victor tb não...enfim, ele ta fora, n entende nada! (6)
Eu to torcendo por ti dentro e fora da banda, n se preocupe comigo, aprendi a ser sentimental com você e nem fique com essa, você n estragou meus sonhos.

Te amo galénha. =*

Tião Vitor disse...

Giselle,

Parabéns pela escolha. Eu que já vivo no jornalismo há muito tempo aprendi a reconhecer um bom profissional. Você uma excelente jornalista. O rock acreano perde com a sua escolha, mas o jornalismo ganha você, uma pessoa que faz a diferença por que gosta verdadeiramente da profissão que escolheu.

Um grande abraço, muito sucesso e sorte na profissão.

Tião Vitor

Samuel Bryan disse...

e o melhor e tudo é ver q acima de tudo se mantem o respeito pela sua decisão.
é a sua vida, e vc mais do q ninguem é q vai saber como leva-la
vai deixar saudades nos paucos é claro
mas o respeito pela sua decisão é q deve imperar
^^
beijos querida

Yuri Marcel disse...

Uma vez eu vi por aí uma frase assim: "The Herdest Thing in this world is to live in it"

Em parte essa frase se refere as escolhas q temos de fazer, o lado bom é que pelo menos podemos aproveitar um pouco de cada coisa pra definir qual rumo realmente a gente tem q seguir. Sorria, hoje vc está um pouco maior e ainda tem mais um bocado pra crescer.
Bjos

*Lidianne* disse...

Hei, menina tava esperando esse desabafo!!!Quase me contorci de curiosidade quando vc falou que tinha saído da banda, mas não dissia o porquê. olha, sei que é até redundante disser mais, lá vou eu de novo...
Te admiro pra caramba!!!!
Bjinhos
=)

Gabriela. disse...

Você teve coragem e escolheu o que lhe parecia melhor, fico feliz por vc.

Daya Soares ^^ disse...

Que lindo Gi, como a Carol eu tbm sorri no final do texto! Sei lá, senti uma leveza! Td sorte do mundo e muitas pautas pra tds nós!! ^^ Bju Xuxu! =***

Golby disse...

Nenhuma mudança é definitiva. É isso o que penso. Espero que você tenha a força pra empunhar o baixo de novo quando o jornalismo te pedir uma escolha.
Quero escrever assim quando crescer.
Um beijo.

O seringueiro Voador disse...

é... todo mundo tem que escolhar por algo, e sempre sentimos que vamos no arrepender e que não vai dar pra voltar atrás, mas depois de um tempo o peso na consciência passa ^_^ e a nostalgia também...
comentário com toque pessoal mas acho que tá valendo.

Hugo Costa disse...

nunca te falei isso...


vc é foda!!!
te admiro!!!

=D

Jannice Dantas disse...

É isso ai o rock perde uma baixista e a notícia ganha uma jornalista. Assim é a vida, feita de escolhas, as vezes ganhamos outras perdemos e muitas vezes até empantamos.

Eu sou sua fã desde quando nem nos conheciamos e sei da mulher responsável q vc sempre foi. Por isso não é de admirar q sendo necessário vc tomaria essa decisão.

Quem sabe agora arrumamos tempo para sermos documentaristas?

Bj

Anônimo disse...

[url=http://firgonbares.net/][img]http://firgonbares.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]downloadable hindi software, [url=http://firgonbares.net/]college student discount software[/url]
[url=http://firgonbares.net/][/url] academic coredraw software information free macromedia software
microsoft mobile software [url=http://firgonbares.net/]act software for sale[/url] phone software canada
[url=http://firgonbares.net/]software reseller malaysia[/url] computer software retail stores
[url=http://firgonbares.net/]how to sell software in[/url] microsoft software help
buy microsoft software for [url=http://firgonbares.net/]software for a shop[/b]

Anônimo disse...

[url=http://hopresovees.net/][img]http://vonmertoes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]cheap microsoft office 2008, [url=http://hopresovees.net/]how to sell software online[/url]
[url=http://vonmertoes.net/][/url] logos software discount Collection Mac Retail Price
windows xp cd key [url=http://vonmertoes.net/]download office 2003 trial[/url] free recording software downloads
[url=http://hopresovees.net/]microsoft office 2003 key gen[/url] install oem software on
[url=http://hopresovees.net/]where can i sell software[/url] university software discount
software utilities downloads [url=http://bariossetos.net/]cheap software sale[/b]

Anônimo disse...

[url=http://bariossetos.net/][img]http://vonmertoes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]windows vista skins, [url=http://bariossetos.net/]buy erp software[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] shipped software oem version of software
download free windows xp home edition [url=http://bariossetos.net/]discount software online[/url] for sale software
[url=http://bariossetos.net/]monarch software purchase[/url] vista software purchase
[url=http://bariossetos.net/]microsoft financial software[/url] Creative Suite 3 Design
buy software to hack [url=http://bariossetos.net/]software reseller[/b]

Anônimo disse...

[url=http://bariossetos.net/][img]http://bariossetos.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]composer software academic, [url=http://bariossetos.net/]online shop software kaufen[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] adobe software suppliers university student software discount
2009 oem software [url=http://hopresovees.net/]windows xp sp1[/url] Creative Suite 4 Design
[url=http://hopresovees.net/]downloadable software[/url] microsoft office 2008 student discount
[url=http://hopresovees.net/]free download of adobe photoshop 7 for mac[/url] adobe photoshop cs3 extended new version
nero 9 crack download [url=http://bariossetos.net/]is academic software[/b]