domingo, 6 de abril de 2008

O dia em que eu saí da minha banda para ser jornalista

É estranho não é? Seria mais sonoro se eu dissesse que larguei tudo para investir numa aventura radical com a minha banda de rock. Talvez fosse até o normal, portanto, não teria nada de radical nisso. Ainda penso duas vezes antes de tocar no assunto com medo de despertar algum indício de arrependimento – o que seria bem natural a meu ver, aliás, quanto mais decisões a gente toma, mais chance a gente tem de se arrepender, certo?

E vários músicos – principalmente os de rock – se vangloriam: “ah, eu larguei o último ano do curso de medicina para me dedicar à música” (tá, tudo bem, eu peguei talvez o exemplo mais apelativo, medicina não tem nada haver com jornalismo, mas afeta melhor o senso comum, ok?). E assim, quando uma em infinitas bandas de rock do mundo consegue chegar ao topo das paradas de sucesso, mostra-se logo a dedicação e o amor que os integrantes têm para a banda e para a música.

Porque Fulano largou o Direito, Cicrano largou a família e Beltrano largou o gato, cachorro, periquito e papagaio... E eu larguei a minha banda. (oh, céus, onde eu estava com a cabeça mesmo?). Sim, amo (ou amava?) a minha banda, as nossas músicas, as nossas rotinas de ensaios, shows, viagens, etc. No entanto, eu quero, preciso e devo terminar minha faculdade!


Independente de qualquer coisa, antes de qualquer topo de qualquer parada de sucesso, eu preciso dum canudinho que vai provar que eu completei o curso superior de jornalista. Mas não só isso, eu quero chegar lá me sentindo preparada não para subir num palco e fazer um show de arrasar.

Quero sim, estar pronta para viajar e fazer uma matéria sobre os costumes das mulheres chinesas (elas são umas gracinhas), cobrir uma grande mostra de arte moderna (tem um tom irônico aqui), e até ser professora e ensinar meus alunos a serem artistas, digo, jornalistas.

Adeus palcos dos Gritos Rocks, adeus palcos dos Varadouros, adeus palcos das Catraias... É, o dia em que eu saí da minha banda para me dedicar à faculdade eu me senti meio louca. Mas os grandes acontecimentos desse mundo que deram certo não nasceram de puras sanidades mentais (disso eu tenho quase certeza).
E nesse mesmo dia, eu me senti nadando contra a maré. Por incrível que pareça, acho que ninguém se preocupa mais com o futuro profissional de ninguém. As coisas nesse mundo mudaram mesmo. Quando eu falei: “vou sair da minha banda, preciso de mais tempo para estudar”, quase fui apedrejada, acredita? Pois é. Gente, ter banda não é fácil. É uma profissão também, assim como um outro trabalho, assim com ser estudante. É preciso organização, tempo, dedicação, responsabilidade, paciência, e mais uma porção de coisas para fazer dar certo.

Eu não conseguiria – aliás, eu nunca pensei nisso – medir o grau de prazer entre fazer música e fazer uma entrevista e escrever uma matéria. Ah, fala sério, são coisas incomparáveis e eu preciso escolher. E eu não quero ser a do contra, eu apenas quero ser normal. Portanto, adeus banda! E que venham as pautas, os releases e os furos de reportagens. Felizes daqueles que conseguem conciliar. Quem sabe um dia eu chego lá.

E sabe do que mais? O interessante é que agora, definitivamente, eu não vou falar como baixista de banda ou como musicista (apesar de nunca ter me auto-intitulado assim), falarei apenas como jornalista.

Portanto, adeus também às crises existenciais. Sei que vai ser difícil deixar de ser a “Gigi Rock Star” (como brincavam comigo lá na faculdade), e, mais ainda, deixar de me sentir a baixista da Blush Azul. Sei que não vou poder mais me utilizar de ensaios e shows como desculpa para faltar aulas, fazer provas em outros dias e, muito menos, para sair mais cedo do trabalho.

No entanto, melhor que tudo isso, eu sinto como se o mundo se fechasse de um lado, mas que de outro, um universo inteiro estivesse à minha espera.

E eu vou, não dividida, dessa vez eu vou de corpo inteiro, assumir, de fato e exclusivamente, um papel jornalista, acreditando realmente que devemos viver nossos sonhos no presente sem deixar de ter planos para o futuro.

Lidar com as palavras vai ser, enfim, a minha arte principal.


19 comentários:

Carol Nunes disse...

Ao terminar a leitura do texto eu Sorri... Fique a analisar o pq deste sorriso, sabe acho q é isso, vc encontrou o q vc qria e não o q os outros acham q vc acha q deve ser ou fzr... Então Parabéns mulher das letras e que esse seja seu destino, um bom destino!

Bjuuu Gisa!

Carol Nunes

Buerão disse...

"� uma profiss�o tamb�m, assim como um outro trabalho, assim com ser estudante"...
Isso � a pura verdade Giselle, � uma profiss�o sim. Eu Perdi, ou ganhei, n�o sei o certo, muito tempo com banda.
Antes eu criticava muito quem era do "rock", "Metal" e de repente sumia, largava tudo, hj em dia eu compreendo, pois formei numa faculdade que foi s� por formar mesmo, a cabe�a tava sempre em outras coisas (m�sica), fiz pos-gradua�o da mesma maneira e hj to desempregado...
A m�sica, bandas, me atrasou a respeito do mercado de trabalho e sabe de uma coisa, eu n�o to nem ai...mas aconselho voc� a se dedicar mesmo ao seu curso, que ali�s tamb�m � muito bom, assim como m�sica, e depois, jornalismo e m�sica podem caminhar lado a lado, o que vai ser mais legal pra vc

Menina de óculos disse...

Eu nunca te vi tocar, mas eu sempre leio vc. E gosto muito! Sorte na vida!

:)

Kaline Rossi disse...

Pihh
Sempre serás a gigi dos graves.
=***

Irlla Narel disse...

Acho que eu fui a unica que n me manifestei, única mulher. O Victor tb não...enfim, ele ta fora, n entende nada! (6)
Eu to torcendo por ti dentro e fora da banda, n se preocupe comigo, aprendi a ser sentimental com você e nem fique com essa, você n estragou meus sonhos.

Te amo galénha. =*

Tião Vitor disse...

Giselle,

Parabéns pela escolha. Eu que já vivo no jornalismo há muito tempo aprendi a reconhecer um bom profissional. Você uma excelente jornalista. O rock acreano perde com a sua escolha, mas o jornalismo ganha você, uma pessoa que faz a diferença por que gosta verdadeiramente da profissão que escolheu.

Um grande abraço, muito sucesso e sorte na profissão.

Tião Vitor

Samuel Bryan disse...

e o melhor e tudo é ver q acima de tudo se mantem o respeito pela sua decisão.
é a sua vida, e vc mais do q ninguem é q vai saber como leva-la
vai deixar saudades nos paucos é claro
mas o respeito pela sua decisão é q deve imperar
^^
beijos querida

Yuri Marcel disse...

Uma vez eu vi por aí uma frase assim: "The Herdest Thing in this world is to live in it"

Em parte essa frase se refere as escolhas q temos de fazer, o lado bom é que pelo menos podemos aproveitar um pouco de cada coisa pra definir qual rumo realmente a gente tem q seguir. Sorria, hoje vc está um pouco maior e ainda tem mais um bocado pra crescer.
Bjos

Anônimo disse...

Hei, menina tava esperando esse desabafo!!!Quase me contorci de curiosidade quando vc falou que tinha saído da banda, mas não dissia o porquê. olha, sei que é até redundante disser mais, lá vou eu de novo...
Te admiro pra caramba!!!!
Bjinhos
=)

Anônimo disse...

Você teve coragem e escolheu o que lhe parecia melhor, fico feliz por vc.

Anônimo disse...

Que lindo Gi, como a Carol eu tbm sorri no final do texto! Sei lá, senti uma leveza! Td sorte do mundo e muitas pautas pra tds nós!! ^^ Bju Xuxu! =***

emoff disse...

Nenhuma mudança é definitiva. É isso o que penso. Espero que você tenha a força pra empunhar o baixo de novo quando o jornalismo te pedir uma escolha.
Quero escrever assim quando crescer.
Um beijo.

Gildson Goes disse...

é... todo mundo tem que escolhar por algo, e sempre sentimos que vamos no arrepender e que não vai dar pra voltar atrás, mas depois de um tempo o peso na consciência passa ^_^ e a nostalgia também...
comentário com toque pessoal mas acho que tá valendo.

Anônimo disse...

nunca te falei isso...


vc é foda!!!
te admiro!!!

=D

Jannice Dantas disse...

É isso ai o rock perde uma baixista e a notícia ganha uma jornalista. Assim é a vida, feita de escolhas, as vezes ganhamos outras perdemos e muitas vezes até empantamos.

Eu sou sua fã desde quando nem nos conheciamos e sei da mulher responsável q vc sempre foi. Por isso não é de admirar q sendo necessário vc tomaria essa decisão.

Quem sabe agora arrumamos tempo para sermos documentaristas?

Bj

Anônimo disse...

[url=http://firgonbares.net/][img]http://firgonbares.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]downloadable hindi software, [url=http://firgonbares.net/]college student discount software[/url]
[url=http://firgonbares.net/][/url] academic coredraw software information free macromedia software
microsoft mobile software [url=http://firgonbares.net/]act software for sale[/url] phone software canada
[url=http://firgonbares.net/]software reseller malaysia[/url] computer software retail stores
[url=http://firgonbares.net/]how to sell software in[/url] microsoft software help
buy microsoft software for [url=http://firgonbares.net/]software for a shop[/b]

Anônimo disse...

[url=http://hopresovees.net/][img]http://vonmertoes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]cheap microsoft office 2008, [url=http://hopresovees.net/]how to sell software online[/url]
[url=http://vonmertoes.net/][/url] logos software discount Collection Mac Retail Price
windows xp cd key [url=http://vonmertoes.net/]download office 2003 trial[/url] free recording software downloads
[url=http://hopresovees.net/]microsoft office 2003 key gen[/url] install oem software on
[url=http://hopresovees.net/]where can i sell software[/url] university software discount
software utilities downloads [url=http://bariossetos.net/]cheap software sale[/b]

Anônimo disse...

[url=http://bariossetos.net/][img]http://vonmertoes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]windows vista skins, [url=http://bariossetos.net/]buy erp software[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] shipped software oem version of software
download free windows xp home edition [url=http://bariossetos.net/]discount software online[/url] for sale software
[url=http://bariossetos.net/]monarch software purchase[/url] vista software purchase
[url=http://bariossetos.net/]microsoft financial software[/url] Creative Suite 3 Design
buy software to hack [url=http://bariossetos.net/]software reseller[/b]

Anônimo disse...

[url=http://bariossetos.net/][img]http://bariossetos.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]composer software academic, [url=http://bariossetos.net/]online shop software kaufen[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] adobe software suppliers university student software discount
2009 oem software [url=http://hopresovees.net/]windows xp sp1[/url] Creative Suite 4 Design
[url=http://hopresovees.net/]downloadable software[/url] microsoft office 2008 student discount
[url=http://hopresovees.net/]free download of adobe photoshop 7 for mac[/url] adobe photoshop cs3 extended new version
nero 9 crack download [url=http://bariossetos.net/]is academic software[/b]